Nossa História

Da pesquisa à prestação de serviços

Quem hoje percorre nosso laboratório com mais de 2 mil metros quadrados não consegue imaginar que no passado tudo era bem diferente. “No início tínhamos uma estrutura que era montada para atender projetos específicos e quando eles acabavam desmontávamos tudo” conta Dr. Sergio Tufik. Com o intuito de acabar de vez com o “monta e desmonta” era necessário investir em uma estrutura fixa e contar com parcerias.

“Nós construímos o prédio da Napoleão de Barros, em São Paulo, e tínhamos como intenção doá-lo para a Escola Paulista de Medicina. Em troca eles contratariam todos os funcionários para que a gente pudesse realizar pesquisa translacional, que é a união da pesquisa básica com a clínica. Como o pessoal da Escola não aceitou, ficamos com esse ”problema” nas mãos: precisávamos ocupar esse prédio e gerar recursos de alguma forma. “

O próximo passo para a consolidação da Afip Medicina Diagnóstica veio com o apoio do setor público, como conta o Dr. Sergio. “A área de exames do setor público era muito carente quando começamos a atuar. Inclusive, nesse começo tivemos um erro enorme, mas que foi um grande impulsionador. Recebemos a informação sobre o número de exames que seriam realizados no laboratório e baseados nessa quantidade nós teríamos que contratar cerca de 20 pessoas. Mas quando os exames chegaram nos demos conta do erro: a quantidade de exames que me falaram que era por dia, na verdade era por mês. Que sufoco! Eu não ia dispensar esse pessoal, então fomos atrás de mais exames para realizar e garantir faturamento para pagar a todos. E conseguimos!”.

Com mais de 40 anos de experiência em análises clínicas, hoje a Afip Medicina Diagnóstica é referência na área de saúde e realiza cerca de 6 milhões de exames por mês, com capacidade instalada para até 7 milhões de exames por mês!

Conheça os nossos princípios

Missão

Ser uma instituição privada sem fins lucrativos que fomenta pesquisa, disseminação do conhecimento, medicina diagnóstica e relevância social com excelência e sustentabilidade, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população.

Visão

Ser referência em medicina diagnóstica, pesquisas, inovação e serviços de relevância social, complementares ao Estado, em âmbito nacional.

Valores

Ética

Tratamento Humanizado

Sustentabilidade

Responsabilidade Social

Excelência

Conhecimento

Filantropia

A AFIP É UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA, SEM FINS LUCRATIVOS E FILANTRÓPICA CERTIFICADA PELO CEBAS HÁ MAIS DE 25 ANOS

Em seu eixo de relevância social, os atendimentos têm ênfase no setor público, sendo:

Análises

Clínicas

80%

sus

Histocompatibilidade

para Transplantes

95%

sus

Distrofia

Neuromuscular

100%

sus

OSS – CEAC Norte / CEAC Sul

Estado de SP

100%

sus

A AFIP tem reconhecimento de utilidade pública municipal, estadual e federal.

Programa de estágio

investindo no futuro

Investir no futuro, proporcionando aos estudantes a possibilidade de se desenvolverem profissionalmente, faz parte da atuação da Afip. Anualmente, o laboratório oferece cerca de 100 vagas de estágio para alunos dos cursos de Biomedicina, Biologia, Farmácia e Bioquímica e para os de nível técnico em análises clínicas.

Com essa iniciativa, estudantes de instuições conveniadas, como Uninove e Universidade São Camilo, têm a oportunidade de cumprir seus estágios curriculares obrigatórios, vivenciando os mais altos padrões de qualidade em medicina diagnóstica.

Pesquisa científica

AFIP Medicina Diagnóstica e Pesquisa Científica

Todo o conhecimento científico produzido pela AFIP desde sua fundação é utilizado na prática para melhoria contínua de processos e metodologias.

Em paralelo, novas pesquisas são publicadas rotineiramente, incorporando a análise crítica aprofundada a todas as fases da análise laboratorial.

A união da pesquisa científica e da prática analítica são uma das características de Excelência da Afip Medicina Diagnóstica.