A ciência brasileira estará em destaque naedição deste ano do congresso da ADLM (Association for Diagnostics &Laboratory Medicine), maior e mais importante evento de medicinalaboratorial do mundo, realizado entre os dias 27 e 31 de julho, em Chicago,nos Estados Unidos.
Pesquisadores da AFIP (Associação Fundo deIncentivo à Pesquisa) tiveram dois trabalhos reconhecidos e premiados naprogramação oficial do encontro, que reúne especialistas, empresas einstituições de ponta do setor. Dos vinte trabalhos enviados, todos foramaprovados para serem apresentados no congresso, em áreas como biologiamolecular, citogenética, microbiologia clínica, hematologia, anatomiapatológica, validação e qualidade analítica.
“Estar presente na ADLM com trabalhos premiadosé uma conquista significativa não só para a AFIP, mas para toda a ciência. Issoreforça o compromisso da nossa instituição com a pesquisa aplicada com impactoreal na saúde e no bem-estar da população”, comenta a Gerente de Pesquisa eDesenvolvimento da Afip, Jussimara Monteiro Nurmberger.
Premiados
Um dos destaques da premiação é o estudoliderado pela biomédica Bruna Perez, coordenadora do departamento de BiologiaMolecular e Citogenética da AFIP, que investigou a relação entre alteraçõesgenéticas e infertilidade feminina, com foco no gene MTHFR. A pesquisa acendeum alerta sobre como a herança genética pode interferir na saúde reprodutiva,inclusive em casos de perdas gestacionais recorrentes. O trabalho foiselecionado entre os 19 melhores da categoria de excelência científica, dentreos 821 que serão apresentados durante o evento. “Os resultados desselevantamento são fundamentais para reforçar aos médicos a importância deconsiderar a genética na investigação clínica e não se limitarem apenas aosfatores hormonais, estruturais ou fisiológicos”, ressalta Bruna.
O outro, da área de validação, foi conduzido pelabióloga Kelly Donato, analista no setor de validação do laboratório da AFIP. Oobjetivo foi verificar o desempenho de uma classe específica de analisadoreshematológicos. “O hemograma é um dos exames mais solicitados pelos médicos e éfundamental que os resultados sejam seguros e confiáveis, tendo em vista que eledireciona diagnósticos importantes e rastreios hematológicos. Por isso, saberse o equipamento está operando dentro dos padrões de qualidades é primordialpara garantir a liberação de resultados confiáveis e a segurança dos pacientes”,explica Kelly.
“Ver nossos pesquisadores reconhecidosinternacionalmente é motivo de orgulho. É o reflexo de um trabalho sério,baseado em evidências, que alia rigor científico ao nosso compromisso com amelhoria da saúde pública. Os estudos premiados, assim como as demaispesquisas, mostram como a medicina laboratorial pode ir além do diagnóstico:ela transforma vidas ao antecipar riscos, orientar processos e promoverequidade no acesso à informação de qualidade”, afirma Débora Ramadan, diretoratécnica da Afip Medicina Diagnóstica.